quinta-feira, 29 de março de 2012

Televisão Brasileira! Modernidade ou Imoralidade?


 "Millôr", que Deus o tenha!
Um amigo meu do Facebook, Zé Manel, me enviou uma mensagem para que eu fizesse uma postagem sobre a imoralidade que anda a TV brasileira e o resto de nossos canais de comunicação. Como penso da mesma forma e ao ter escrito algo a respeito topei a parada porque antigamente, mas não muito distante, a TV brasileira era uma espécie de formatação dos comportamentos e procedimentos da população. Os programas eram educativos, até seriados e novelas, mesmo que fosse ficção não exagerava em seus conteúdos que pudessem influenciar nos comportamentos. O vocabulário usado na TV era outro, sem baixarias, o que induzia as pessoas a agir de forma respeitadora. Nos anos da chamada “ditadura” todos os veículos de comunicação sofriam uma forte censura executada pelo governo. Só iam ao ar programas previamente filtrados para que seu conteúdo não influenciasse não só politicamente, mas também a ética e a moralidade seus expectadores. O objetivo era bom, mas sua execução muito exagerada. Era como se a população fosse controlada através dos veículos de comunicação, mas de uma coisa se tem certeza, doa a quem doer, a TV daquela época era menos prejudicial no que diz respeito a comportamentos dali copiados. Hoje, como diz um trecho do livro “Renasce Brasil”, “infelizmente, a Televisão brasileira tem estimulado comportamen­tos que levam às graves enfermidades sexuais, a traições conjugais e desilusões que muitas vezes levam alguém para a morte”. Talvez, o pior de tudo, seja o fato de adolescentes estarem gerando filhos bastardos, desprezados e até lançados nas lixeiras públicas. Esta realidade tem assustado significativamente a família brasileira.
A maioria ainda não compreende ao certo a causa de tantas aberra­ções e tragédias, mas já anda desconfiada do exagero da liberdade de expressão principalmente na TV. Um exagero que, inclusive, vem gerando grandes equívocos no campo dos valores humanos e sociais. Se antes tinha um filtro exagerado, hoje não há filtro algum. Saindo “da ditadura e retornando à ‘democracia”, aboliram-se todos os órgãos de censura, digo dos meios de comunicação, porque tem muita censura sendo feita de forma discreta de todos os governos principalmente os de esquerda. Deixamos de ser controlados pelos órgãos de censura, mas somos controlados pelos diretores das TVs e outros tipos de comunicação, que fazem o que bem querem nos induzindo a isso ou aquilo outro com seus programas de cultura e entretenimento como, programas de auditórios, novelas, reportagens tendenciosa e os “Big Brothers” da vida. Em vez de lazer, divertimento e informação, querem induzir o telespectador todas suas fantasias. Como diz outro trecho do livro, “Essa influência, às vezes sutil, tem produzido muito mal à sociedade brasileira”. Observe que a televisão obtém mais ibope quando faz apresentações escandalosas, exóticas, irreverentes e fantasiadas. Logo, a TV prefere artistas, diretores e apresentadores que também tenham estes perfis. Tal preferência influencia a população nessa mesma direção, isto é, na direção da vulgaridade, da indecência, da irresponsabilidade, da fantasia atraente porém destrutiva. Para se praticar a liberdade de expressão nada melhor que a democracia, mas ao contrário que muitos pensam a democracia não é a mãe da liberdade, é apenas uma ferramenta. Ela tanto pode ajudar a prosperar como também pode ajudar a arruinar.
Velhos tempos, Belos dias!
Um povo ingênuo permite aos vigaristas e demagogos a controlarem a democracia, ao contrário de um povo sábio, a livrar-se dos demagogos que querem manipular nossos meios de comunicação. O Pedro Bial, apresentador do Big Brother Brasil, diz em uma entrevista do portal IG que “o Brasil é confuso em relação à moral”. Em uma de suas respostas ele diz: O Big Brother me alimenta pra caramba e me estimula intelectualmente. É como aquele cereal: há mil maneiras de ver e há, principalmente, mil maneiras de não ver também! [risos]. As pessoas não contentes em não ver acham um absurdo e reagem ao programa. Basta mudar o canal! Mas alguma coisa é tão fascinante no BBB que as pessoas amam odiá-lo”. Pois bem, se ele tem a razão dele, deveríamos ter a nossa também. Quando um cidadão entender que o programa de uma determinada emissora, induziu, estimulou ou influenciou seu filho ou sua filha menor, à prostituição, à gravidez indesejada, ao envolvi­mento com drogas, à destruição familiar, à marginalidade e outros, ele deve ter o direito de solicitar uma indenização compatível com o prejuízo moral, econômico e físico relativo ao respectivo caso. Independente ser um ato de ditadura ou democracia disfarçada tem que se criar um órgão fiscalizador para disciplinar os veículos de comunicação para evitar eventuais conseqüências maléficas para a população em geral. Esta sugestão pode não ser a melhor opção, mas alguma coisa deve ser feita para que nossos meios de comunicação, principalmente a televisão seja menos vulgar e mais útil à população. Ta aí Zé Manel, não sei se você concorda comigo, mas é assim que eu penso sobre o tema. Dê sua opinião abaixo e até a próxima.
Email principal: edudoroteu@gmail.com Facebook: Zé Duda


quarta-feira, 28 de março de 2012

Ser ético é ser responsável por suas atitudes


                        Lembre-se que ser ético é ser responsável por suas atitudes, sempre voltados para os valores morais, ser ético é agir, proceder bem sem prejudicar os outros e ser honesto em qualquer situação, e ter coragem para assumir seus erros e decisões, ser tolerante e flexível, ser humilde.
                         Sabemos que é difícil ser ético em nossos dias. Há muitas situações que nos fazem recuar, outras nos fazem calar para não sofrer represálias.
                         A ética não deve ser apenas uma palavra em nosso vocabulário, ela deve ser mais do que isto, deve ser o reflexo de nossas ações, o expressar do nosso comportamento. Desta forma a ética será uma marca registrada de cada indivíduo imprimir na sociedade valores e princípios mais adequados ao bem estar do homem em sociedades.
                         A melhor maneira de termos um futuro ético é nos prepararmos agora. É necessário coragem para colocar a ética em primeiro lugar no dia a dia da empresa. Nos diversos níveis surgem inúmeros dilemas e questões éticas com diferentes graus de complexidade. Desta forma é preciso refletir sobre a presença de padrões éticos, a existência de diretrizes, o estímulo a comunicação aberta e transparente, a prática do debate periódico dos problemas éticos. Tudo isso são fatores que levam a organização a solucionar os dilemas e questões com maior segurança e competência.

 
Autores: Elza Costa, Mario Marcio e Rosangela dos Santos

Curso:  Técnico em Administração - Turma B



Ética x Moral


                  Entendo que a moral define o que é certo ou errado, justo e injusto, lícito ou ilícito, permitido e proibido. Determina ações e atitudes que devem ser adotas pelas pessoas. E ética e modo de ser, a forma como a pessoa organiza sua própria vida na sociedade.
               Trata-se do processo por meio do qual a pessoa transforma em normas práticas os valores que existem dentro de uma cultura. Percebe-se assim, a relação entre ética e a moral. Para clareza dos termos podemos entender que se usa a ética para avaliar o caráter, comportamento do ser humano, a moral para exercer as normas e os valores de uma sociedade.
               Nós como seres humanos devemos estabelecer uma relação entre ética e moral pois, acima de tudo, temos a obrigação de refletir um pouco sobre a maneira como a ética vem pautando o debate atual e que, por isso, aparece cada vez mais na mídia, dando-nos a impressão de que toda a sociedade domina seu conceito.
              Vivemos hoje momentos discutíveis quando o que entendemos de ética e moral, provavelmente a sociedade corrupta em que vivemos. Na verdade é a crise do material, da valorização do ter, da criminalidade, discriminação, racismo, destruição do meio ambiente, drogas. O pior a lei do jeitinho e infelizmente manda quem tem dinheiro, vieram para destruir a nova civilização e nos lembrar que cada povo faz sua escolha e buscam sua própria destruição. E o que esta acontecendo pela perda do caráter e respeito.
                Enfim, bendito, aqueles que conseguem ser ético e que suas atitudes são sempre voltadas para valores morais. Ser ético é agir direito e caminhar bem, sem prejudicar os outros. É ter coragem para assumir seus erros e decisões independentes quais são.

Aluna: Luzia Guilhermina de Lima
Curso Gestão em Recursos humanos- Turma A

SER ÉTICO


               Ser ético! É a forma de conduta para com o próximo. É  como você age, ou trata as pessoas buscando a melhor forma de lidar com elas em diversas situações de forma correta, respeitando sempre a vontade e o espaço do próximo sem distinção de cor, classe, valorizando o convívio social, para que convivamos de forma harmônica.
                 É se colocar no lugar do outro para que se veja na situação e saber que seria bom se as pessoas fossem ética e justa conosco.
                Por isso ser ético, seja onde for as consequências sempre serão boas, por que não  devemos fazer para o outro o que não queremos para nós.


Autores:
Gabriela, Teresa, Thiago, Anillton

Alunos do curso técnico em administração- turma A

domingo, 25 de março de 2012

 Você sabe o que vem a ser um Código de Ética? Qual a sua finalidade?
Que tal descobrir? Vamos dar uma pesquisada? Clique  e pesquise:

Pesquisa 1


Pesquisa 2

Pesquisa 3




quinta-feira, 22 de março de 2012

quarta-feira, 21 de março de 2012

Você sabe o que é TOSCO?





Vá até a biblioteca e descubra nas páginas deste livro não só  uma aventura, mas uma lição de vida!!