quarta-feira, 14 de março de 2012

As Três peneiras

        Um rapaz procurou Sócrates e disse que precisava contar-lhe algo.
        Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou:
        - O que você vai me contar já passou pelas três peneiras?
        - Três peneiras?
      - Sim. A primeira peneira é a VERDADE. O que você quer contar dos outros é um fato? Caso tenha ouvido contar, a coisa deve morrer aí mesmo. Suponhamos então que seja verdade.
         Deve então passar pela segunda peneira: a BONDADE. O que você vai contar é coisa boa? Ajuda a construir ou destruir o caminho, a fama do próximo?
           Se o que você quer contar é verdade e é coisa boa, deverá passar pela terceira peneira: a NECESSIDADE. Convém contar? Resolve alguma coisa? Ajuda a comunidade? Pode melhorar o planeta e, arremata Sócrates:
         -Se passar pelas três peneiras, conte! Tanto eu, você e seu irmão nos beneficiaremos. Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e levar discórdia entre irmãos, colegas do planeta.
       Devemos ser sempre a estação terminal de qualquer comentário infeliz.


Após a leitura do texto, qual a sua opinião sobre o mesmo? Participe, faça seu comentário!!


4 comentários:

  1. Socrates está certissimo!! Muitas pessoas se preocupam mais em criticar a vida dos outros do que cuidar da sua propria vida. Isso gera irritação, discórdia, brigas, discussões... Tem uma frase muito utilizada que expressa essa irritação: "Deus seu a vida para cada um cuidar da sua..." e na Biblia diz: "Primeiro tire e trava do teu olho e depois o cisco do olho do teu próximo". Ester Herbes

    ResponderExcluir
  2. Esse texto retrata a realidade em que a maioria de nós vivemos, pois a maioria de nós julga mais fácil, falar da vida do próximo, com maldade e sem o intuito de ajudar...
    Essa reflexão mostra que é necessário falar(fofocar) MENOS e ajudar MAIS;
    C. Caroline RH "B"

    ResponderExcluir
  3. Algumas pessoas, parecem que sente a necessidade de criticar alguém, quem sabe por inveja. Nao se conforma com a vitoria do outro.

    ResponderExcluir