domingo, 11 de março de 2012

         
 Ser Ético: As suas atitudes sempre trarão ótimas consequências


             Uma pessoa ética é aquela que preza pelo seu caráter e que jamais irá contra os seus princípios. As suas atitudes sempre trarão ótimas consequências e que a ética sempre abrirá as portas pela sua moral.
           Na concepção da ética nada que ela faça irá infringir o seu caráter, bom senso e a sua honra, não atrapalhando o seu desempenho profissional e os seus valores sempre serão exaltados, por isso a ética é debatida nos ambientes de trabalho.
         As pessoas éticas jamais subirão na vida a custa de outras pessoas. O seu único pensamento é vou subir pelos meus conceitos pessoais e que agindo eticamente sabe que será o melhor ingrediente para alcançar o sucesso. O indivíduo com ética enxerga na base do coletivo, sempre se importando com a pessoa ao lado, pois, pensando na coletividade sabe que todos só tem a lucrar. É como o bom jogador que dá o sangue pelo seu time, dando o maior esforço pela causa, pois se assim o fizer sabe que mesmo que venha a perder o jogo, todos sairão de cabeças erguidas.
         O bom caráter sabe que neste mundo tudo é observado e que um dia a recompensa chegará. Segundo especialistas em relações de trabalho quem tem ética tem mais chance de ter sucesso na vida. Devemos ter os dois: Ética e Moral para que possamos alcançar os nossos objetivos com mais facilidade.
          A maioria das pessoas que trabalham nos órgãos públicos deixam à desejar em muito em questão de ética, mesmo com salários em dia e outros benefícios que ganham.  Fora isso ainda tem as guerras interna de cargos, une tentando puxar o tapete do outro.
        A ética é um valor de suma importância para qualquer pessoa, principalmente quando a convivência é no trabalho, pois passamos maior parte de nosso tempo no trabalho, do que com os nossos familiares.
         Na sociedade em que vivemos infelizmente as pessoas tendem a ser mais antiéticas do que éticas, até parece que o errado é  o certo e o certo é o errado, não há princípios de respeito em cada indivíduo, as pessoas tem costume de pisar em outras para subir de cargo e ou posição maior.
             Em uma determinada empresa havia várias questões antiéticas. Éramos uma equipe de 18 pessoas com gerente comercial e administrativo, operadoras e vendedoras e promotoras internas. A gerente comercial dava preferência para uma promotora de vendas com o intuito de ganhar em cima da mesma.Ela deixava claro para as demais a preferência e regalias dadas a essa promotora. Nós sentiámos muito, isso nos magoava. Com o decorrer do tempo começamos a ignorar com educação  as provocações.
             Finalizando na regra geral não é fácil ser ético em algumas questões.


autores:
Arnaldo Vidal da Silva
Valmir B. de Souza
Jonathas Anacleto
Ana Claúdia Lima

Alunos do Curso Técnico de transações imobiliárias Turma A
 Prof. Ademilson Borges










Um comentário:

  1. inflismente tenho que concordar com vocês não é facil ser ético em muitas questões,e é triste ver que acontece falta de ética em nosso ambiente de trabalho ficamos sem motivação para desenvolver nossas atividades.Aldineia e Cicera RH turma A

    ResponderExcluir