quinta-feira, 15 de março de 2012

Um ser humano ético é alguém consciente de seus limites e responsabilidades




             Um ser humano ético é alguém consciente de seus limites e responsabilidades na sociedade. Que respeita os direitos e os valores de todos que estão ao seu redor, e que sabe que se desrespeitar certas normas de conduta pode trazer sérias consequências ao seu meio social.
            A ética deve estar presente em todos os setores de sua vida, principalmente no ambiente de trabalho onde ele passa grande parte de seu tempo.
           Nesse ambiente profissional ele deverá ter bom senso para saber conviver da maneira mais harmoniosa possível, com pessoas que possuem características tão diferentes das suas.
              E ai que entra o espírito de equipe, ou seja, o pensar não somente em si, mas no coletivo, não enxergar o companheiro como um simples competidor mais como um colaborador.
             Ele deve ter boa vontade para ajudar alguém que esta com dificuldade para executar algum tipo de serviço, sabendo que se agir de maneira incorreta estará prejudicando não apenas o companheiro, mas a própria empresa, sabendo também que se ele agir de maneira tolerante e solidária, além de ganhar a confiança de todos, também se algum dia estiver  necessidade de ajuda certamente contará com a boa vontade de seus colegas.
           Jamais deverá difamar ou criticar algum companheiro de trabalho para esconder os seus próprios erros ou se promover.
       Finalmente deve pensar que o sucesso profissional pode ser adquirido de maneira  digna e justa, não usando as outras pessoas e passando por cima de seus valores, mas progredindo através de sua dedicação e competência.

 AUTORES:

WILSON DE OLIVEIRA;
 ANDREZA DA SILVA;
 SILVANEI MARCELO SILVA;
 JOSIANE BARBOSA;
 ELIONAR BENTO DE LIMA

ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM GESTÃO RECURSOS HUMANOS, TURMA-B


Um comentário:

  1. saber conviver da maneira mais harmoniosa possível, com pessoas que possuem características tão diferentes das suas: Este é o ponto que ao ser atingido, o individuo consegue enxergar o lado mais importante do ser humano: "As suas qualidades".
    Por Alessandra Mattos / RH turma B

    ResponderExcluir