quarta-feira, 28 de março de 2012

Ética x Moral


                  Entendo que a moral define o que é certo ou errado, justo e injusto, lícito ou ilícito, permitido e proibido. Determina ações e atitudes que devem ser adotas pelas pessoas. E ética e modo de ser, a forma como a pessoa organiza sua própria vida na sociedade.
               Trata-se do processo por meio do qual a pessoa transforma em normas práticas os valores que existem dentro de uma cultura. Percebe-se assim, a relação entre ética e a moral. Para clareza dos termos podemos entender que se usa a ética para avaliar o caráter, comportamento do ser humano, a moral para exercer as normas e os valores de uma sociedade.
               Nós como seres humanos devemos estabelecer uma relação entre ética e moral pois, acima de tudo, temos a obrigação de refletir um pouco sobre a maneira como a ética vem pautando o debate atual e que, por isso, aparece cada vez mais na mídia, dando-nos a impressão de que toda a sociedade domina seu conceito.
              Vivemos hoje momentos discutíveis quando o que entendemos de ética e moral, provavelmente a sociedade corrupta em que vivemos. Na verdade é a crise do material, da valorização do ter, da criminalidade, discriminação, racismo, destruição do meio ambiente, drogas. O pior a lei do jeitinho e infelizmente manda quem tem dinheiro, vieram para destruir a nova civilização e nos lembrar que cada povo faz sua escolha e buscam sua própria destruição. E o que esta acontecendo pela perda do caráter e respeito.
                Enfim, bendito, aqueles que conseguem ser ético e que suas atitudes são sempre voltadas para valores morais. Ser ético é agir direito e caminhar bem, sem prejudicar os outros. É ter coragem para assumir seus erros e decisões independentes quais são.

Aluna: Luzia Guilhermina de Lima
Curso Gestão em Recursos humanos- Turma A

3 comentários:

  1. eu sempre achei que a ética fosse valores de uma sociedade e moral fosse normas individuais, de cada pessoa.

    ResponderExcluir
  2. acho que você trocou uma pela outra as definições dos termos: moral x ética

    ResponderExcluir